terça-feira, 26 de outubro de 2010

Jerusalém e o Armagedom

   Creio ser um momento oportuno para ponderar sobre o texto abaixo e deixar aqui como lembrete, principalmente, para mim.


  "E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom".
   Apocalipse 16:16

  "Mas exultai e jubilai para todo o sempre naquilo que estou criando. Pois eis que crio Jerusalém como causa para júbilo e seu povo como causa para exultação."
   Isaías 65:18


   Sei que são assuntos mui controversos e que não possuo conhecimento amplo sobre tais, porém, me veio à mente, neste décimo segundo post, escrever algo sobre Jerusalém, a cidade dos judeus e a ligação com o Armagedom, o qual, em última análise, significa a batalha das nações contra o Altíssimo e Seu Filho.
   Primeiramente, entendo que escrever sobre Jerusalém seja complicado, pois, é uma cidade relacionada com 3 religiões, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo.
  Quanto ao Armagedom, é totalmente específico da fé cristã, embora nos livros dos profetas das Escrituras, anteriores a Cristo, se faça uma referência a uma batalha decisiva entre Jeová, o Altíssimo, e todas as nações.
   A tradução usada é a de João Ferreira de Almeida Edição Revista e Corrigida na Grafia Simplificada.
   Este tópico será constantemente atualizado e modificado até que esteja terminado.


 
                                                      PARTE I 

          Jerusalém, ex-capital de Israel antigo, é uma cidade importante no contexto religioso; judaísmo, cristianismo e islamismo tem laços com ela. Politicamente, a nação israelense hodierna a escolheu como sua capital, contudo tal status não é aceito pela comunidade internacional, por enquanto.
          Poder-se-ia discorrer sobre sua fundação, apogeu, guerras e diversas diásporas durante os milênios de sua existência.
          Seria muito extenso e irrelevante para o título desta postagem.
          A vinculação entre o Armagedom e Jerusalém, se deve, como profetizado por Isaias (versículo acima) na Jerusalém celestial e seu povo (vide Gálatas 4:24-27), a qual será causa de júbilo.
          
         




                                                     PARTE II

                                            
                                                       Introdução
           Ao se procurar entender o significado para Armagedon, tem que se levar em consideração, imprescindivelmente:
         - a palavra está escrita num livro profético, o qual possui muitos simbolismos, atinente à fé cristã.
         - é um assunto espiritual. A espiritualidade, no momento (e talvez nunca), não pode ser comprovada por meios científicos.
         - a palavra Armagedon significa Monte de Megido. Não existe tal monte, atualmente.
        
         Vou tentar detalhar, baseado totalmente na Escritura, o máximo possível, passo a passo, o significado de Armagedom e como afetará a própria humanidade.
         Começo pelo livro onde a palavra Armagedom está inserida. O livro é chamado de Apocalipse (similar portuguesa para a palavra grega que dá o nome), o qual possui o significado de revelação, e portanto, em  algumas traduções para o português, é chamado de Revelação.
         O livro de Apocalipse foi escrito por João, o apóstolo (cristão) amado, na ilha de Patmos, cujo teor é uma revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, sendo enviada por anjo e recebida pelo escritor (vide Apocalipse 1:1). Embora o livro seja mui difícil de ser interpretado, mesmo sendo chamado Revelação, no primeiro capítulo e versículo crava-se o objetivo de ser mostrada aos servos de Cristo e adoradores do único Deus, os eventos que em breve devem ocorrer.
         Esta é a introdução.
        
         No versículo em que está grafada a palavra Armagedom fala-se sobre uma reunião (congregação) de pessoas no local assim chamado.
         Onde seria tal lugar (atualmente ou no futuro)?
         Quem são os que promovem a reunião?
         Quem são os ajuntados? Porque isto? 

        
        O local - Não existe um monte chamado Megido. A cidade de Megido existiu e era estratégica para a defesa de Israel, devido ao seu posicionamento geográfico.
        Hoje existe um povoado chamado Megido o qual se encontra próximo a uma colina (tel, em hebraico) chamada Megido.
        Os ajuntadores - Os que promovem a reunião em tal local simbólico (monte de Megido) são seres espirituais opositores a Deus. (Rev. 16:14)
        Os ajuntados - São os 'reis de todo o mundo' para a batalha. É sabido que muitas nações não estão mais sob o regime de monarquia para terem reis. Obviamente, que os 'reis de todo o mundo' não são apenas os que são realmente reis (em regime monárquico), mas, os líderes governamentais das nações.
       Estes serão ajuntados para uma batalha, contra Jesus Cristo, os reis judeus ( a serem mencionados na parte Jerusalém, deste post), os anjos favoráveis a Deus e o próprio Jeová.
       Dentre os ajuntados, não estão somente os 'reis de todo o mundo', mas, também, os seus exércitos e os opositores espirituais de Deus. (Rev. 19:19)
       O motivo - Tal batalha se dará, principalmente, para que haja reconciliação da humanidade com o Criador, sob o Seu escolhido reino, baseado no amor, justiça e liberdade, sem a presença do erro e do mal. Para tanto, serão removidos os opositores de tal desígnio, nesta batalha. Depois, haverá a terceira batalha e derradeira; todas citadas nesta extraordinária revelação divina à humanidade (o livro de Apocalipse).
    Vide Rev 20:1, 7-10; terceira batalha. 
    Vide Rev. 12:7-9; primeira batalha.

    Fica o aviso: "Eis que venho como ladrão, bem-aventurado aquele que vigia e guarda os seus vestidos, para que não ande nu e não se vejam as suas vergonhas"  - Rev. 16:15 (Compare com Gen. 3: 9 e 10).

       
   
       
                                                                      

    



         .
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário